top of page

O que são cristais, minerais, fosseis? O que é a litoterapia?

Temos recebido muitas questões acerca dos cristais, do seu funcionamente e sobretudo de informação controversa que circula na internet. Cabe-nos individualmente investigarmos a veracidade daquilo que partilhamos. E não partilhar sem sabermos aquilo que estamos a dizer.


Na Jami dedicamo-nos a estudar os cristais em todos os seus aspectos, desde o ciêntifico ao energético e passamos tambem essa informação a quem realiza a formação de Litoterapia connosco.


Acreditamos, enquanto loja e escola, ser muito importante conhecer profundamente este mundo para garantir que a informação e os produtos que temos são de facto confiaveis.


Estudamos a energia dos cristais através de meditações e aplicações práticas no dia-a-dia e estudamos tudo aquilo que a ciência já desvendou sobre eles. Juntamos o util (a ciência) ao agradável (a energia). Ao estudar ambas as coisas percebemos que a informação que os cientistas já nos deram até hoje é perciosa para desvendarmos o mistério por trás dos cristais e não queremos separar a energia da ciência, até porque Nikola Tesla uma vez disse:


Num cristal temos a clara evidência da existência de um princípio de vida formativa, e embora não possamos entender a vida de um cristal, ele não deixa de ser um ser vivo.


Ao estudarmos a ciencia percebemos que se realiciona com a energia. Percebemos que o sistema cristalino que cada cristal tem (a forma como os atomos e moleculas estao organizados dentro do cristal) se relaciona com as suas propriedades. Tambem com a ciência conseguimos identificar cristais falsos, reconhecer e identificar cristais e sobretudo saber quando nos estão a dar uma informação que não é verdade por exemplo vender agata negra e onix como dois cristais diferentes a preços diferentes, ou vender quartzo fumado como citrino.


Muitos dos contactos que temos são precisamente questões acerca de "confiança", acerca da confiança que temos a transmitir nos produtos e infomação que disponibilizamos. A maior parte desses contactos começa com "é que já me enganaram..." Quando questionamos como foi este enganar, foi com informações falsas ou cristais falsos. Tambem já aconteceu muito na loja trazerem-nos cristais com uma identificação, quando na verdade eram outros, por exemplo trazer uma fluorite que foi vendida como obsidiana.


Disponibilizamo-nos para identificar cristais na loja e tambem online, recebemos muitas vezes imagens, nem sempre é facil por imagem mas damos o nosso melhor, porque consideramos importante ter a informação correta. No nosso curso de cristais, pedimos aos alunos para meditar com o cristal antes de lhe dar qualquer informação sobre o mesmo. A nossa mente é traiçoeira, manipula a nossa intuição e os nossos sentimentos muitas vezes, por isso consideramos importante dar a informação o mais correto possivel, para que quem sente o cristal não tenha incutido na mente uma informação errada sobre o mesmo e isso dificulte sentir o que é na verdade aquele ser que tem na mão.


Queremos dar a todos confiança e combater a desinformação. Trabalhamos diariamente para partilhar a nossa energia e o nosso conhecimento. Todos os dias aprendemos um bocadinho mais, para que te possamos dar uma informação confiavel.


Vamos esclarecer uma das questões que nos fazem com frequência. Porque é que chamamos Litoterapia á terapia com cristais?


Como dissémos estudamos tudo, desde a ciência á energia, e isso leva-nos a um conhecimento mais abrangente. Ao mesmo tempo na Jami não nos agarramos a uma crença, estudamos todas, todas as crenças, todas as religiões. Incorporamos um pouco de todas, porque quem nos acompanha tem diferentes crenças, ideais, e é importante estarmos abertos a tudo para não interferir com o caminho de quem nos acompanha.


Ao estudar a ciência conseguimos perceber um pouco mais acerca dos cristais. Algo que muitas vezes não conseguimos apenas de intuição, e que quando ligamos á intuição e á energia, é simplesmente um conhecimento maravilhoso.


O que são Cristais?

Costumamos chamar cristais a tudo, a rochas, a fosseis, a minerais. Porque é mais facil por exemplo dizer que temos uma loja de cristais em vez de "temos uma loja de minerais, fosseis, rochas e mineraloides". No entanto, cristal deriva da palavra em grego clássico: que quer dizer ao mesmo tempo "gelo" e "quartzo". Um cristal é um sólido no qual os constituintes, sejam eles átomos, moléculas ou íons, estão organizados num padrão tridimensional bem definido, que se repete no espaço, formando uma estrutura com uma geometria específica. Os minerais são um tipo de cristais. No entanto nem todos os cristais são minerais. O gelo e o sal da cozinha são cristais. O Bismuto (elemento quimico) é um cristal formado em laboratório. Os vidros são denominados sólidos amorfos porque não têm uma estrutura cristalina, ou seja, as moleculas não estão bem organizadinhas, formando um "desenho geométrico". A obsidiana por exemplo não é um cristal mas sim um vidro, neste caso vidro vulcânico.

O que são Minerais?

Designa-se por mineral qualquer sólido inorgânico natural que possui estrutura interna organizada e composição química bem definida. Ou seja, para que seja considerado mineral, tem que se apresentar no estado sólido, ser composto por matéria inorgânica (não proveniente de organismos), natural, ter estrutura interna organizada e composição química bem definida. Um mineral é unico, tem uma energia e vibração unica no Universo. Um mineral é natural, produzido pela Natureza e o Homem não consegue fazer igual. Por isso são os elementos mais importantes na Litoterapia. Pois têm uma vibração pura e unica.


A opala é hoje considerada mineral, apesar de existir ainda mineralogistas e geologos que descordam, foi chegado ao consenso que seria um mineral. No entanto ela não segue todas as regras de um mineral, é um sólido inorgânico natural que possui composição química bem definida mas não tem estrutura interna organizada, é um mineral amorfo. No processo de formação do quartzo, a opala é o primeiro a ser formado, depois forma-se a calcedónia, que se desenvolve da opala, depois a ágata e por fim o quartzo. Por isso a opala é a que tem a energia mais suave e a mais indicada para bebés, assim como a agata e calcedónias tambem são mais indicadas.


Quanto á Jaspe, tambem existem duvidas entre os geologos, se será considerada ou não mineral. Pois ela contem quartzo, uma variedade que é o microcristalino e associa-se a vários minerais. Aproximando-se mais da definição de rocha. E tambem pela sua constutuição sentimos que a Jaspe é tão versatil.


O que são Fosseis?

Já nos questionaram muitas vezes se tinhamos o mineral amonite, ou o ambar. A Amonite e o Ambar não são minerais, mas sim fosseis.


Os Amonoides (do latim científico Ammonoidea), também chamados de Amonites, constituem um grupo extinto de moluscos cefalópodes (da família do polvo e da lula) surgido no período Devónico (416 milhões e 359 milhões de anos atrás). Segundo os estudos paleontologicos, as Amonites viviam no meio aquático dentro de uma concha espiralada e eram carnívoras, usavam os seus tentáculos como pés para se deslocarem. Ao fossilizarem deram origem a maravilhosas conchas, que contem vários minerais, entre os quais podem apresentar calcite, quartzo e opala.


Âmbar é uma resina fóssil, que contem outros fósseis conservados na resina e são um exemplo de mumificação (ou conservação). Animais menores, como insetos, aranhas e pequenos lagartos, quando presos em resina segregada por certas árvores, ficam praticamente intactos por milhões de anos. É muito associado á proteção dos bebés, pois os bebés não têm todos os chakras a vibrar da mesma forma que os adultos e o seu chakra de ancoramento, até cerca de 4 anos de idade é o plexo solar.


Fósseis são restos ou vestígios preservados de animais, plantas ou outros seres vivos em rochas, como moldes do corpo ou partes deste, rastros e pegadas.


Entre os vários tipos de fossilização existe a mineralização em que as partes duras dos organismos tais como ossos, conchas desaparecem ficando no lugar deles minerais, como o fóssil de amonite. São transportados em águas subterrâneas. Os troncos das árvores são bons exemplos deste tipo de fossilização. Os fósseis formados através deste processo são usados na litoterapia pois contem minerais formados a partir de matéria presente no organismo.


Normalmente a energia de um fossil como a Agata Turittella (que combina Ágata e Turittella), ou a Amonite remetem-nos para o passado e para a sua cura, e promovem muito ancoramento.


O que são Rochas, mineraloides e vidro vulcânico?

Rocha é um agregado sólido que ocorre naturalmente e é constituído por um ou mais minerais ou mineraloides. A camada externa sólida da Terra, conhecida por litosfera, é constituída por rochas.


Os termos populares pedra, seixo e calhau referem-se a pedaços ou fragmentos soltos de rochas.


As rochas podem ser classificadas de acordo com sua composição química, a sua forma estrutural, ou a sua textura, sendo mais comum classificá-las de acordo com os seus processos de formação. Pelas formas como se originaram, as rochas são classificadas como ígneas ou magmáticas, sedimentares, e rochas metamórficas. As rochas magmáticas foram formadas a partir de magma, as sedimentares pela deposição de sedimentos e posterior compressão destes, e as rochas metamórficas por qualquer uma das primeiras duas categorias e modificadas pelos efeitos de temperatura e pressão.


Existem algumas rochas que, devido à sua composição mineral, têm vibrações extraordinárias para efeitos terapêuticos.


Mineraloide é a designação dada a materiais de origem geológica que apresentem características semelhantes às dos minerais, mas não sejam cristalinos ou, quando sejam, não tenham uma composição química suficientemente uniforme para poderem ser considerados com um mineral específico. Os vidros vulcânicos são mineraloides.


Por exemplo a Shungite é uma rocha carbonica, muitas vezes considerada mineraloide. É encontrado perto da vila de Shunga, na região de Karelia, na Rússia, de onde recebe seu nome. A Shungite tem sido usado como tratamento médico popular desde o início do século XVIII. Pedro, o Grande, montou o primeiro spa da Rússia, em Karelia para fazer uso das propriedades purificadoras de água da Shungite, e também impulsionou o seu uso no fornecimento de água purificada para o exército russo. As propriedades antibacterianas da Shungite foram confirmadas por testes modernos. Alem de ser um escudo para radiações eletromagneticas.


A Rosa do Deserto é uma rocha sedimentar formada pela cristalização e precipitação química dos sais dissolvidos num meio aquoso, devido a um processo de evaporação. As rosas do deserto mais comuns são compostas basicamente por Gipsite (Selenite) e areia, mas também existem algumas compostas por Barite e areia. Por serem compostas por Gipsite não necessitam de limpeza e energização regular.


A obsidiana é um vidro vulcânico pois resulta da solidificação do magma à superfície. Como a descida de temperatura é demasiado rápida, não há tempo de formar uma estrutura de cristalização uniforme, formando um vidro, em vez de um cristal. Ainda assim, este processo, fornece propriedades terapêuticas únicas à obsidiana. A sua falta de organização molecular, dá espaço para que a energia se junte á obisdiana, o que as tornam muito uteis para dissolver bloqueios.


Podes tambem econtrar esta informação no livro Cristais O Manual de Instruções, assim como são identificados outros fosseis e rochas, e explicadas as suas propriedades.


E chegamos á questão, porquê Litoterapia?

Como vimos, cristal deriva da palavra em grego clássico: que quer dizer ao mesmo tempo "gelo" e "quartzo". Refere-se á estrutura cristalina. No entnato um cristal pode ser sintético. Sabemos tambem que vidros como a obsidiana, rochas como a shungite, fosseis como a amonite, não são cristais nem minerais mas têm um grande poder terapêutico. Por isso damos o nome de Litoterapia) deriva do grego lithos que significa pedra. É na litosfera que encontramos todos estes seres e que não queremos deixar de fora.


Litoterapia ou terapia com Cristais, é uma técnica que tem por objetivo harmonizar os campos energéticos de seres vivos, sejam eles, seres humanos, plantas ou animais.


Utilizam-se os cristais como um canal energético que vibra numa frequência especifica de acordo com o seu sistema de cristalização e a sua composição, gerando campos eletromagnéticos capazes de canalizar transmutar energias, podendo ser utilizado como ferramenta de equilíbrio para problemas gerais ou específicos.


Através de um relaxamento profundo, a Litoterapia pode atuar na limpeza do corpo físico e dos corpos subtis. Espiritualmente pode limpar as energias provenientes de influência extrafísica nocivas.


Logo a seguir, há um trabalho de avaliação do funcionamento dos chakras e a identificação dos bloqueios somatizados por todo o corpo.


Com a Litoterapia, tratamos a nível energético e é claro, nunca descartando o tratamento médico, pois ela é um tratamento alternativo e auxilia a cura através do equilíbrio energético, potenciando até tratamentos médicos.


Pode-se tratar com ela literalmente todos os desequilíbrios já localizados no físico e os que ainda se encontram nos planos emocional e mental, como por exemplo: Stress, depressão, fobias, medos, desequilíbrios físicos diversos, reconhecimento de padrões de pensamento responsáveis pelo desequilíbrio, etc.


Benefícios do tratamento com Litoterapia

Promove o relaxamento

Auxilia no combate da depressão e ansiedade

Limpa o campo áurico

Trata desequilíbrios emocionais

Desenvolve a intuição

Promove a aceitação autoconfiança

Auxilia no tratamento de doenças

Alivia dores


Se quiseres saber mais, espreita a formação de litoterapia que te pode ajudar na grande viagem que é conhecer os cristais aqui: www.escola.jami.pt




741 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page