Jami

AJUDA

CONTACTOS

+351 920 389 594
INFO@JAMI.PT

  • Grey Instagram Ícone
  • Grey Facebook Ícone
eNCONTRE-NOS

RUA FILIPE ALISTÃO 51 8000-343 FARO

SEGUNDA A SEXTA

10:00-13:00 

15:00-19:00

SÁBADO

10:00 - 13:00

Informamos que dias 10, 23, 24 e 25 de fevereiro a Jami se encontra encerrada

Subscreva a nossa newsletter

Jami® | Todos os direitos reservados

Identificar Cristais Falsos

Atualizado: há 3 dias

Sabemos que o império chinês está cada vez mais forte e no que toca ao fabrico de materiais plásticos, desde brinquedos a aparelhos electrónicos é o numero um. Mas com o interesse crescente nos cristais e minerais, também se tornou pioneiro no que toca à venda dos nossos amigos. Neste momento o mercado chinês é o maior importador e exportador de minerais e pedras preciosas. Mas exportam mais do que importam. Como é possível?!


A verdade é que criar cristais em acrílico e reinventar cristais que parecem mágicos se tornou um desporto. Mas vamos ser sinceros, amantes de cristais não se podem deixar enganar. Como é possível que a minha pedra da lua tenha exactamente a mesma vibração que o tablier do meu carro?! Pois.... Não é pedra da lua. Eis a primeira dica para identificar cristais falsos.


1. Use a intuição

É terapeuta? Reikiano? Ou simplesmente sabe que o seu sexto sentido não falha?! Utilize a sua intuição para sentir o cristal. Um cristal de plástico certamente não lhe trará a vibração de um verdadeiro cristal nem de perto os mesmos efeitos.


2. Teste a temperatura

Um cristal falso estará perto da temperatura corporal humana e um verdadeiro estará mais frio. A forma mais fácil de identificar é ter à mão um cristal verdadeiro e colocar no centro da testa e repetir com o cristal a testar. Se for mais "quente" será falso.


Imitações vs Manipulados

Podemos considerar imitações tudo aquilo que é verdadeiramente sintético. Já os manipulados têm por base um mineral natural que foi tingido ou sofreu tratamento químico. Vamos ao top 10.


10. Citrino | Manipulado

O citrino que vemos em drusas e geodos é na realidade ametista que foi ao forno. Pois o citrino natural não forma pontas, pois a sua cristalização é irregular, não adquirindo formas. Mesmo assim, o cristal já não tem as mesmas propriedades da ametista devido às ligações que foram alteradas nas suas moléculas e adquire propriedades semelhantes ás do citrino. Se quiser voltar a ter uma ametista, leve o citrino ao Raio-X.

Citrino Natural

Citrino "Aquecido"


9.Olho de Boi | Manipulado

Á semelhança do citrino, o olho de boi é na realidade olho de tigre que foi ao forno. Deixando também de ter as mesmas propriedades do olho de tigre devido às ligações que foram alteradas nas suas moléculas, adquirindo novas propriedades.


8.Ágatas Coloridas | Manipulado

O prato do dia.... Ágatas Tingidas! Não se deixe deslumbrar pelo jogo de cores... azul, rosa, verde, roxo... Uauuu! Não... Essas cores não são naturais, tratam-se de injeções de cores. Mas nem tudo está perdido, por trás da cor está uma verdadeira ágata, alem disso pode usar a cor como cromoterapia.


7.Turquesa | Imitação ou Manipulado

A Turquesa é uma pedra cara e difícil de se encontrar. Por isso podemos adquirir facilmente no mercado falsas turquesas. Que podem ser sintéticas (plásticas) ou outros minerais tingidos (Howlite ou Magnesite), neste ultimo caso terão as propriedade do mineral constituinte.

Howlite tingida

Turquesa Natural


6.Bismuto | Sintético


O bismuto é um elemento químico de símbolo Bi, de número atômico 83. É sintetizado em laboratório adquirindo formas curiosas na sua solidificação.


5.Pedra da Lua | Imitação

A pedra da lua mais encontrada é na verdade uma imitação, também chamada de opalite ou opalina. Muitas vezes podemos encontrar nesta imitação pequenas bolhas de ar. A pedra da lua "branca" tem reflexos azuis naturais. Também são encontradas pedras da lua com aspeto cizento metalizado ou vermelhas.

Imitação

Pedra da Lua Natural

Pedra da Lua Vermelha


4.Pedra do Sol | Imitação

Á semlhança da pedra da lua encontramos uma pedra do sol, bonita e cheia de purpurinas. Tambem ela sintética.

Imitação

Pedra do Sol Natural


3.Pedra das Estrelas | Sintético / Imitação

Quanto á pedra das estrelas, esta é simplesmente uma invenção, uma "pedra do sol" azul. Muitas vezes é chamada de pedra da mata ou vendida como aventurina (quartzo) azul.

"Pedra das Estrelas" | Sintética

Aventurina (Quartzo) Azul Natural


2.Quartzo Titanium | Manipulado

Os quartzos titanium ou arco íris são cristais de quartzo legítimos, porém, manipulados em laboratório com tratamentos de titanium e outros metais. Nada de novo do ponto de vista terapêutico, apenas estético. As suas propriedades serão as mesmas que as do quartzo.


1.Quartzo Aura | Manipulado

Por mais fantástico que lhe pareça os quartzos angel ou aqua aura, eles têm exatamente o mesmo tipo de tratamento que os quartzos titanium, não existem na natureza. Por de trás deste tratamento existe apenas um maravilhoso quartzo comum.



Mais uma dica...

Não se deixe enganar pela maior parte dos lindos pingentes que se vendem por aí... Todos na imagem abaixo são acrílico, são demasiado redondinhos e "plásticos"

PS: Os cristais na Jami são autenticos, dispomos algumas ágatas tingidas que estão identicadas como tal na descrição. ;)


Queres saber mais sobre cristais?

carrega aqui e conhece o curso completo de cristais online.

1,054 visualizações