top of page

Os cristais funcionam? 🤔Como?

Para darmos resposta a esta questão teremos que usar alguns conceitos científicos. Pois é a ciência que tem dado respostas lógicas e “palpáveis” para aquilo que nos rodeia.


Em física🤓, a ciência que estuda o micro e macrocosmos (desde o mais minúsculo ao grande universo), existem leis que foram postuladas para justificar certos eventos no planeta e o universo tais como a lei da gravidade.


A química inclui tambem física, um ramo denominado física quântica, que se dedica apenas ao estudo do microcosmos, átomos e moléculas.


Todos nos sabemos de uma forma ou de outra que a nossa mente, o nosso pensamento tem uma força inexplicável! De uma forma ou de outra todos nós, neste planeta, mesmo os mais céticos, já acreditámos em algo com tanta, mas tanta força que se realizou de uma forma que nem a coincidência justifica.

Alem da força do nosso pensamento certos eventos no universo continuam sem uma resposta absoluta e verdadeira pela ciência tais como a existência da vida pós-morte: existe? não existe? onde e como existe? Ou mesmo a vida: como pensamos? de onde vem a consciência?

Aí entram a fé, a religião, as crenças e tambem a nossa imaginação que nos permitem criar lugares ou explicações que não conseguimos explicar ou visualizar no mundo físico e cada um cria a sua. Desengana-se quem pensa que tudo o que imaginamos é totalmente irreal, pois até prova contrária poderá ser verdadeiro em algum espaço ou tempo no universo.


“A imaginação é mais importante que o conhecimento” (Einstein)

Cada um tem a sua própria crença e no mundo muitas delas chocam e entram em conflito e bom de nenhuma ser provada como verdadeira é que cada um pode ter a sua verdade e o seu próprio “universo” com as suas próprias explicações e leis de alguma forma.


No entanto, o que a física já desvendou é que existem leis iguais para todos no mundo. No entanto a física refere-se a elas no mundo físico, material. Mas se observamos bem atentamente, elas tambem existem no plano mental/psicológico e mesmo espiritual/energético, isto para aquela parte da vida e do mistério da vida que não está explicado. A lei da gravidade, do ponto de vista cosmológico, faz com que a matéria dispersa se aglutine, e que essa matéria aglutinada se mantenha intacta, permitindo dessa forma a existência de planetas, estrelas, galáxias e a maior parte dos objetos macroscópicos no universo. No ponto de vista energético/espiritual, tambem a nossa consciência individual, assim como os planetas, não se mantem dispersa, cada um tem a sua como se cada um de nós fossemos um planeta. Tambem a lei da gravidade confere peso aos objetos e faz com que caiam ao chão quando são soltos, mantem a Terra e os planetas e satélites nas suas respetivas órbitas. Tal como nos mantem a nós na nossa vida, em nós próprios e nos nossos próprios pensamentos e interior.


Alem desta todas as leis se aplicam ao plano espiritual/energético, a mais fácil de justificar é a terceira lei de Newton:

A toda ação há sempre uma reação oposta e de igual intensidade: as ações mútuas de dois corpos um sobre o outro são sempre iguais e dirigidas em sentidos opostos.

Esta é chamada a lei da ação reação. O universo precisa de estar em equilíbrio, dito pela cultura chinesa, o tal yin-yang. Em termos energéticos, sempre que tomamos uma atitude ela é uma ação no universo e haverá uma reação a ela. Falamos tambem do chamado Karma. Não há aqui negatividade envolvida. Ou seja, não é faz o mal e ele é te devolvido. Mas simplesmente ao agirmos, desencadeamos várias reações no universo e elas são de “quantidade energética” igual á que emitimos. Eu até posso ter uma atitude negativa e a reação não ser negativa, mas sim algo que me faça aprender. Simplesmente há uma reação para cada ação.


Para não maçar com tanta ciência e tornar este post mais suave 😁, vamos passar diretamente a duas teorias da física quântica que ajuda a responder á questão principal: Os cristais funcionam?




A teoria dualidade onda-partícula resumidamente indica que os constituintes dos átomos tanto se podem comportar como uma onda, como como uma partícula.

As partículas ocupam uma posição no espaço, têm uma massa (comumente chamada de peso), têm forma definida, e pode-se determinar facilmente sua posição. Já as ondas são perturbações no espaço (ou seja, conseguem movimentar partículas), não têm posição definida, não têm massa, e o mais importante são fenômenos que transportam energia.


Resumidamente e muito superficialmente explicado, os cristais são conjuntos de átomos (moléculas) que estão agrupadas de uma forma única no universo e forma um “desenho” uma estrutura geometricamente ordenada. Isto faz com que as partículas que compõe os cristais, se comportem de uma forma única tambem. E como a teoria dualidade onda-partícula essas partículas podem tanto ser partículas como ondas. Ao serem ondas, emanam energia para o ambiente que nos rodeia e que nos influencia tanto física como espiritual/energeticamente. Mas tudo de uma forma muito subtil.


Os cristais de Quartzo são utilizados em circuitos energéticos, o lítio das baterias é extraído da Kunzite. O cobre conduz a eletricidade nos cabos elétricos até aos eletrodomésticos que temos ou os mesmo os carros. Temos provas irrefutáveis que os cristais têm energia que se manifesta no mundo material. Porque não se haveriam de manifestar no mundo espiritual/energético?!


As nossas emoções são energia… Quantas vezes não sentiste o coração aquecer ou acelerar? Quantas vezes não te sentiste emocionado com algo que aconteceu a outra pessoa porque sentiste aquela emoção e ela estava “no ar”?? O nosso pensamento gera energia. Todo o nosso cérebro está carregado de eletricidade que se movimenta nos neurónios e por todos os nossos nervos. O bombear do nosso coração é alimentado por energia.


Acreditamos que os cristais carregam neles uma energia que podem sim movimentar campos energéticos contudo não irão resolver qualquer problema se não tomarmos nós uma atitude. Nos somos seres ainda mais complexos que os cristais, a nossa consciência requer uma explicação ainda mais elaborada e de certa forma incompreensível por isso sabemos que a energia que o pensamento, a mente e a intenção humana emanam são muito poderosos. O nosso inconsciente e o próprio funcionamento da mente impedem nos muitas vezes de perceber ou controlar esse poder, cabe-nos a nós individualmente trabalharmos esse controlo. O controlo do pensamento é das emoções. Sabermos ouvir o nosso interior e lidar com o exterior através da aceitação, da compreensão. Se não o fizermos, e se não tomarmos uma atitude diferente na vida, em relação a nós, aos outros, não é o cristal que nos vai proteger de energias negativas ou atrair um novo trabalho ou sucesso, pois enquanto ele movimenta energia para isso a nossa mais que poderosa mente movimenta para o contrário.


Resumidamente é assim que conseguimos explicar o funcionamento dos cristais. No entanto todos os mistérios do universo são muito difíceis de analisar e explicar. E também a física justifica que no mundo atómico não podemos observar sem interferir e ao interferirmos não sabemos como era sem observarmos. Também a física quântica sabe que existem limites para aquilo que a nossa mente e a nossa linguagem conseguem compreender. Também para isso existirá uma razão ou motivo que não compreendemos aqui e agora nesta vida 😊


O facto de não compreendermos algo não significa que não exista, podemos sentir o calor sem o ver, o microondas aquece sem que as ondas se vejam, 99% usam um telemóvel sem saber como funciona e sem saber criar um. Sabemos que a nossa mente é poderosa, que podemos imaginar, que podemos criar. Sabemos que os cristais têm energia, tanto é que estão dentro do equipamento no qual estás a ler isto.


Para os mais céticos que ainda assim discordam deste pensamento ou consideram a justificação insuficiente ou não plausível. Fiquemo-nos pelo Placebo 😉.


Provavelmente já ofereceste ou tomaste um copo de água com açúcar para acalmar o nervosismo em algum momento de tensão. Não há qualquer evidência de que a receita caseira tenha mesmo efeito relaxante. Ainda assim funciona. Placebo é qualquer substância ou tratamento inerte (ou seja, que não apresenta interação com o organismo) empregado como se fosse ativo. Na medicina, injeções de soro fisiológico e comprimidos de açúcar são dos placebos mais usados. Efeito placebo é quando essa substância ou procedimento produz um efeito fisiológico positivo, mesmo que não tenha capacidade para isso, melhorando os sintomas. É uma reação comprovada e injustificada pela ciência que comprova o poder da nossa mente. Se não acreditas que os cristais funcionem mesmo, pronto têm efeito Placebo 😊


Nos acreditamos que a nossa mente é poderosa e consegue mesmo moldar a vida à nossa volta quando a intenção e o pensamento são corretamente e intensamente direcionados. Ao agarrar um cristal e pedir com força, reforçamos ainda mais a intenção e de uma forma ou de outra ela é manifestada. Muitas vezes não com a urgência que queremos e as vezes não o que queremos mas sim o que precisamos e no momento em que precisamos.


Estas no sítio certo para encontrar os cristais para te ajudar a reforçar as tuas intintenções ❤️ se precisares de ajuda entra em contacto. 😉 Esperam

1.729 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page