top of page

Cristais que podemos encontrar em Portugal

A crosta terreste é por todo o globo extremamente rica e minerais, Portugal não é exceção!

Em caminhas ou pequenos passeios, mesmo sem uma picareta, são vários os minerais que podemos encontrar no nosso lindo e maravilhoso país. Cristais encontrados por nós têm uma magia ainda maior!


Quartzo

O grupo de minerais mais abundantes na Terra são os Silicatos por termos uma litosfera extremamente rica em Silica. Dentro dos quais o mais comum é o lindo e maravilhos Quartzo. Por isso este é tambem o cristal que mais encontramos em Portugal. De norte a sul do país podemos encontrar "a céu aberto" lindos quartzos, na sua maioria encontramos quartzos leitosos mas tambem é possivel encontrar quartzos cristalinos e magnificas pontas e drusas.

Quartzo Leitoso

Seixo Branco, Manteigas, Serra da Estrela (Fonte Imagem cise.pt)


Os quartzos crescem essencialmente em zonas ricas em água. De entre várias zonas e locais destacamos a Serra da Estrela, a Serra do Gerês e o Sudueste Alentejano. Em toda a costa alentejana podemos encontrar seixos, os famosos "calhaus" em praias onde, se observarmos com atenção as suas fissuras, estão presentes mini geodos de quartzo.

Maravilhosa Ponta de Quartzo encontrada por nós no Cabo Sardão


Jaspe

A Jaspe é um mineral que alguns mineralogistas consideram uma variedade de quartzo microcrocristalino, outros consideram uma rocha pois pode conter dezenas de outros minerais e elementos diferentes que fazem com que existam tantas variedades. Seja rocha ou mineral, as Jaspes têm uma energia fenomenal! E tambem elas estão presentes em todo o territorio nacional. Destacamos a Serra de São Luis em Odemira, onde podemos encontrar maioritariamente Jaspe Vermelha, mas tambem amarela e saturno.


Jaspe Vermelha


Purpurite

A maior parte da Purpurite é extraida em Portugal, no distrito da Guarda. Podemos tambem encontrar em algumas zonas do distrito de Viseu. É um cristal particularmente interessante pelo seu pó purpura que faz vibrar o nosso chakra coronario.

Hematite

Junto a minerios de ferro podemos encontrar, principalmente em terrenos "remexidos" em várias zonas essencialmente do Baixo Alentejo, a Hematite. A variedade mais encontrada é a Hematite Globular, que parece que tem bolhas.

Hematite "Globular"


Lepidolite e Mica

A Lepidolite é o nome dado ao mineral mica na sua cor roxa. Em várias zonas do país podemos encontrar micas e feldspatos, principalmente em zonas de xisto ou de outras rochas metamórficas. Na Serra do Gerês em pequenos passeios podemos encontrar mica dourada e essencialmente Lepidolite em caminhos pedestres.


Lepidolite encontrada na Serra do Gerês

Obsidiana

Portugal é sem duvida um lugar fantástico, até porque além do território do continente eurupeu, temos dois fantásticos arquipélagos. Aqui destacamos um arquipélago unico no mundo pela vegetação e paisagens mas essencialemte sua geologia. Situado sobre três placas teconicas e com uma interessante atividade vulcanica, podemos encontrar nas recentes erupções vulcanicas fragmentos de obsidiana. Já foi mais facil de encontrar devido á sua intensa procura, no entanto continua a ser possivel. Destacamos o Vale das Lombadas e o cone vulcanico na Ponta da Ferraria, na Ilha de São Miguel e a freguesia de Porto Judeu na Ilha Terceira.



Olivina

Tambem no maravilhoso arquipelago dos Açores podemos encontrar Olivina, mais concretamente Peridoto, uma das varieades de Olivina. Podemos encontrar essencialmente em volta do cone vulcanico na Ponta da Ferraria, na Ilha de São Miguel, mas não só... Em todas as Ilhas é possivel encontrar, inclusivamente nos finos grãos de areia das praias!


Pirite

Muito mais raro de encontrar em céu aberto, no entanto nas minas de Aljustrel são essencialmente extraidas a Pirite e a Calcite.


Calcite

Por toda a costa Alargarvia, num solo mais ácido e arenoso podemos encontrar calcites de várias cores. Essencialmente incolores, laranjas, amarelas e vermelhas.



Outros minerais

Estes são alguns dos muitos minerais que podemos encontrar em Portugal. Para já partilhamos estes contigo! Para a proxima vez que passeares no campo ou na costa, não olhes em frente, olha para o chão! Vais dar por ti a fazer como nós, mais tempo parado do que a caminhar :D


8.880 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page