top of page

5 Mandalas para o teu altar

A palavra manda, vem do sânscrito, e significa literalmente círculo. O círculo é descrito como uma forma geométrica mágica, que não tem início nem fim, como se acredita que o universo seja. A mandala é geralmente preenchida por vários padrões, formas geométricas ou búdicas, flores, o que pretendermos ou consoante o que simbolize. A geometria sagrada é considerada uma ciência antiga que explora e explica os padrões de energia que criam e unem todas as coisas e revela de que forma a energia da criação se organiza. Diz-se que cada padrão natural do crescimento ou movimento está ligado a uma ou mais formas geométricas. Podemos observá-las na natureza: nos átomos e moléculas, nas células, nas plantas, nos astros, nos minerais…


A mandala que incorpora em si varios elementos geometricos é usada para focar a atenção durante a meditação. Devido às formas simétricas, a atenção é direcionada para o centro. Tambem é usada como ferramenta energetica de cura e equilibrio.


As mandalas de cristais ajudarão através da nossa intenção, do símbolo que representam e da energia dos cristais, a movimentar o campo energético á nossa volta.


Para utilizar as mandas basta criá-las no nosso altar, não precisamos de ter um altar com santos ou velas. Cada pessoa terá o seu altar, o seu local sagrado á sua maneira, quem não tem, pode ter apenas uma mesa ou aparador, num local sossegado da casa, onde a mandala possa permanecer sem ser tocada e tambem onde se possa meditar. Vê como criar um altar aqui


A base

Para criarmos uma mandala de cristais, começamos por escolher uma mandala. Existem várias que podes usar ou podes até desenhar uma deixando a energia fluir em ti. Na Mandala Box exploramos varias mandalas e como as usar, conhece a Mandala Box aqui.

Nestas 5 mandalas vamos usar uma mandala simples e versátil. A flor da vida. Nas imagens iras ver a base de madeira, que temos disponivel na loja online (aqui). Mas tambem podes desenha-la ou imprimir em papel.


A Flor da Vida

A Flor da Vida é um simbolo geometrico que normalmente consiste em'dezenove círculos sobrepostos que são espaçados uniformemente uns dos outros. O padrão formado pelos círculos cria imagens de flores perfeitamente simétricas. Ela representa o ciclo da criação.

A Flor da Vida descreve com toda a vida vem de uma fonte singular representada pelo círculo no meio do padrão.

Escolhemo-la muitas vezes e nestes 5 exemplos pois, nesta mandala, nós encontramos várias outras formas: geométricas e mandalas o que nos permitem trabalhar múltiplos objétivos. Podemos com a mandala Flor da Vida, entre muitos fo objetivos resolver questões financeiras ou profissionais. aliviar dores ou sintomas, potenciar a cura, equilibrar chakras e campo bioen ergético. Tambem esta mandala pode ser útil para o parto, novos começos, proteção de bebés e crianças.


3 formas geometricas básicas

Um dos segredos de formar mandalas é enquadrar nelas as 3 formas basicas, tornam mais facil dar todo um significado e objetivo á mandala. São elas: o triangulo, que, em geral, simboliza a força e potencia tudo o que estiver no centro e a propria mandala em si, o circulo, simbolo da proteção e o quadrado, simbolo do equilibrio. Nestas 4 mandas conjugaremos as diferentes formas basicas dentro da mandala flor da vida.


Mandala para a intuição

Nesta mandala ao centro, temos a azurite, um cristal otimo para a intuição, o nosso favorito na verdade! Tambem podes colucar uma drusa, ponta ou piramide de quartzo ou ametista por exemplo. Conjugamos a estrela de David (uma rede que combina um triangulo com um triangulo invertido) com cianite azul (conexao com os guias e o eu superior) com o quartzo (potenciador). A segunda estrela de David conta com ametistas (cristal da meditação e do chakra coronario), um octaedro natural de fluorite (pode ser tambem apofilite ou angelite por exemplo) no topo representando abertura espiritual e um heliodoro representando o eu, o poder interior (pode ser tambem olho de tigre ou jade amarelo por exemplo). Podes usar nesta mandala tambem os cristais Labradorite, Fluorite, Lápis Lazulli, Diamante Herkhimer ou Tanzanite. Tambem podes em vez da mandala Flor da Vida usar a mandala Cubo de Metatron e conjugar com solidos platonicos de Lapis Lazulli ou Quartzo.



Mandala para a cura

No centro da mandala temos uma torre de selenite responsável pela limpeza energetica da propria mandala e da energia que causa a doença/sintoma/desiquilibrio. A mandala tem nela 1 quadrado (equilibrio) de pontas de quartzo e dois circulos (proteção) intercalados de pontas de quartzo com outros cristais. O quartzo atua como potenciador dos restantes cristais. No ciclo mais interior temos ao mesmo tempo um triangulo que potencia a cura. Ele é formado pelos cristais que recomendamos para auxiliar no tratamento e prevençao do cancro, a crisocola, a pedra da lua e a malaquite. Tambem pode ser apenas de malaquite, aventurina ou jade, ou ainda no caso de um membro partido (braço ou perna por exemplo) ou feridas, podemos usar onix e rodonite. O circulo exterior é composto de cristais para os chakras (equilibrio geral) intercalado com pontas de quartzo. Os cristais dos chakras formam ao mesmo tempo a estrela de David. Aqui usamos: Chakra Raiz - Jaspe Vermelha, Chakra Sexual - Cornalina, Chakra Plexo Solar - Citrino, Chakra Cardiaco - Turmalina Rosa, Chakra Garganta - Topazio Azul, Chakra Terceira Visao e Coronario - Ametista. Este circulo exterior tambem pode ser feito com hematite.




Mandala para a aceitação

Esta mandala é direcionada para uma aceitação ligada ao equilibrio lado emocional, por isso combinamos quadrados (equilibrio) de jaspe vermelha (aceitação) com quartzo rosa (amor/equilibrio emocional) e turmalina rosa (proteçao emocional). Temos ainda uma rodocrosite para o amor proprio e autoaceitação e uma crisocola para o perdão. Ao centro uma drusa de quartzo vermelho. As pontas de quartzo entram mais uma vez para potenciar. Aproveitamos e deixamos a dica: Se vais fazer mandalas, as pontas de quartzo são uma ferramenta indispensavel. 😉 A mandala semente da vida tambem é indicada para a aceitação ;)



Mandala para a prosperidade

A prosperidade e sucesso são atingidas pela potenciação da energia na nossa vida, pelo aumento vibracional, pelo aumento do foco, pelo aumento da força e motivação. Assim todo o nosso campo energetico se orienta para alcançar objetivos! Por isso escolhemos uma piramide para o centro e uma conjugação de triangulos usando quartzo, pirite e citrino. Aqui tambem podemos usar a mandala Semente da Vida ou a Torus.



Mandala para a proteção e limpeza energetica

No centro da mandala temos uma torre de selenite responsável pela limpeza energetica da propria mandala e de todo o nosso campo energetico assim como da nossa casa/espaço. Temos um circulo interior de proteçao e limpeza usando a turmalina preta para repelir tudo o que é energia negativa e a cianite preta para efetuar a limpeza da aura e limpeza karmica. As pontas de quartzo potenciam esta limpeza e expandem a proteção a toda a nossa volta. O circulo exterior conecta-nos com o nosso eu superior e guias espirituais, para obtermos proteção e orientações, atraves da cianite, o quartzo potencia e temos tambem a granada, a hematite e a obsidiana lagrima apache como parte do circulo, para proteger e ancorar energias.



Durante quanto tempo deixar a mandala no altar

As mandalas podem ficar permaentemente no altar ou por um periodo ideal de pelo menos 14 a 21 dias. Por baixo do elemento central podemos escrever um nome de alguem, de um espaço, o nosso, um mantra, uma frase ou um objetivo a concretizar.


Limpeza de cristais e programação

Antes de montar a mandala os cristais devem estar limpos e energizados. Sabe mais sobre a limpeza e energização aqui. E deve estar programados para o objetivo da mandala. Há duas formas de programar... Uma delas é simples e é apenas segurar no cristal e com força mentalizar e visualizar aquilo que pretendemos em que ele ajude dando lhe essa indicação (falando mesmo com ele, na nossa mente ou em voz alta 😁). Esta é a programação que fazemos também sem intenção, quando por exemplo compramos um cristal e vamos a pensar no que queremos que ele faça, sem querer já o estamos a programar.

A outra forma é através de meditação, na nossa escola online temos uma meditacao que é a usada pelos alunos do curso, para programar um cristal. Mas é muito simples... Basta meditar, visualizar o cristal a crescer até ficar gigante e entrar nele, lá dentro estará um ser que o habita e na meditação indicamos o que pretendemos que o cristal faça 😊


ativação da mandala

A ativação das mandalas pode ser feita com um quartzo laser ou varinha de selenite, passando por todos os pontos e cristais, e ao mesmo tempo reforçando a intenção da mandala.


como fazer as tuas proprias mandalas

Podes criar as tuas mandalas deixando fluir a tua intuição, sem que tenhas muito conhecimento do que aqui falamos. Se tens dificuldades podes aprender a criar mandalas com a Mandala Box. Carrega aqui para saber mais

Podes encontrar todos os cristais que falámos, a mandala de madeira, o quartzo laser e a varinha de selenite na loja online, pesquisa no cabeçalho pelo nome para encontrares mais facilmente ;)

Se pretendes saber mais sobre cristais podes adquirir o nosso livro aqui ou realizar a Formação de Litoterapia e Litoterapia em Animais que podes saber mais aqui. O workshop de Mandalas é gratuito para alunos do curso.


Esperamos que esta informação te seja muito util e que te traga a melhor energia ❤️️

Se tiveres duvidas, comenta, coloca no forum ou envia e-mail para apoio@jami.pt 😉

1.465 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page