top of page

Como criar um altar

O que é e para que serve?

Altar deriva do latim altare, significando altear, elevar, e, embora o altar seja um objeto, o sentido é que ele eleva, alteia, de um lugar mais baixo para um lugar mais alto. Ou seja, entre os objetivos do altar podemos encontrar:

- Elevar a vibração

- Conectar-se com planos superiores

- Concectar-se com a nossa alma/consciencia

- Expandir o nosso ser


Onde construir o nosso altar pessoal?

Antes de começar a criar o altar, é importante escolher um local. Pode ser o quarto, a sala, o escritorio, ou até um corredor (como o nosso que fica no corredor central). A base do altar pode ser uma estante, um movel ou mesmo uma comoda.


Podemos ter mais que um altar?

Sim! No quarto temos um altar com cristais que promovem a união e ajudam a dormir melhor. No corredor entre os quartos temos um altar comum onde fazemos as mandalas e trabalhamos a energia da casa. No escritorio temos um espaço dedicado ao altar pessoal/individual.


Quais os elementos que compõe o altar?

Aqui começa a parte interessante 😄 de como compor de facto o altar! Um altar não tem propriamente que ser um altar comum de "igreja". Pode ser, se assim o desejares, mas não tem que ser e se não for não é por isso que não funcionará. Um altar tem que ser algo pessoal e que se identifique contigo e com as tuas ideologias e crenças e que, sobretudo, te eleve.



O que combina contigo?

É a primeira questão a que deves fazer! Quais as cores que gostas? O que te transmite calma? O que te representa? Podes arranjar imagens, fotos, desenhos, feitos por ti ou não que se identifiquem contigo.


Plantas

Não são elementos obrigatorias. No entanto, as plantas representam vida, e por isso podem dar vida ao teu altar. Alem de que as plantas são um meio de comunicação. Elas sentem e comunicam e podem "falar" contigo. Alem disso ao tratares delas com amor, será tambem tratar o teu altar e parte de ti. Canas de bambu, uma simples espiga de trigo (simbolo de sucesso e prosperidade), uma espada de são jorge, uma suculenta, tu escolhes!


Velas

Sim, são essenciais. Velas transmitem luz, iluminam a escuridão. A cor da vela assim como o aroma e elementos que a vela possa conter (como cristais ou plantas) são da tua escolha intuitiva e que façam todo o sentido para ti. Podes optar simplesmente por uma vela branca.


Cristais

Um elemento fundamental! Os cristais sao seres maravilhosos, que transmitem uma energia unica e podem curar e tratar diversos campos da nossa vida. Coloca no teu altar os teus cristais pessoais, cristais de quartzo (para potenciação) e selenite (para limpeza) são sempre bem vindos. Uma taça de selenite tambem é uma excelente opçao.


Santos e divindades

São elementos fundamentais? Sim e não! Se tens uma crença ou uma ideologia, se sentes que o teu ser de luz, ou um deles, que te guiam, é alguma entidade que possas ilustrar deve estar presente! Se não, não te obrigues a ter a imagem de um santo, de algo ou alguem que não te diz nada.


Simbolos

Não são obrigatorios, não são só integrantes da religião Wicca e não têm que ser permanentes. Muitas vezes associam-se simbolos apenas á religião Wicca, e se a seguires certamente já tens um altar. No entanto simbolos podem ser associados a outras religiões e crenças, como o reiki que tem varios simbolos, mandalas, simbolos de alquimia ou a geometria sagrada. Os simbolos podem estar permanentemente no teu altar ou podem ser o teu altar (como o triangulo que temos no quarto com os cristais, que é um simbolo e uma base para o altar). Mas os simbolos tambem podem ser temporarios, servindo um objetivo ou uma função.


Como "usar" o teu altar?

O altar será o teu lugar, onde conectas o teu ser fisico com o teu ser espiritual. Será um portal e uma ponte. Nele podes colocar folhas com objetivos ou agradecimentos. Podes colocar mandalas ou cristais para trabalhar areas do teu ser ou caso sejas terapeuta, para terapias á distancia. Será perto do teu altar que meditaras/orarás/rezarás. Podes diariamante agradecer o teu dia, perto do teu altar. Podes usar o teu altar para fazer os teus pedidos de orientações ou respostas e para refletir sobre o teu caminho. Podes ter um altar num local onde te consigas sentar ou deitar perto para poderes realizar as tuas meditações e trabalhos.


Um altar só tem que ser intuitivo e um cantinho que te represente.

Se tiveres questões podes enviar-nos e-mail para apoio@jami.pt

Na proxima semana falaremos de mandalas que podes colocar no teu altar ☺️



1.358 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page