top of page

Que marca de óleo essencial devo escolher? Como saber se um óleo é sintético?

Atualizado: 1 de jun. de 2020

O que é um óleo essencial?

Os óleos essenciais são compostos químicos naturais concentradas, são líquidos oleosos voláteis, dotados de aroma forte, quase sempre agradável, extraídos de plantas por alguns processos específicos, como a destilação por arraste com vapor de água ou a compressão.


Óleos Naturais e Óleos Sintéticos

Há drásticas diferenças entre um produto natural e um sintético:

- Um óleo essencial jamais será vendido em vidro transparente, pois em contato com a luz oxida-se com facilidade, perdendo então suas propriedades terapêuticas. Ao ser adquirido deve estar conservado em frascos de cor âmbar ou azul cobalto. Mesmo assim, pode ser encontrado produtos sintéticos sendo vendidos nestes frascos, até mesmo pelos seus custos serem menores.

- Os óleos essenciais não possuem cores extravagantes como roxo, lilás, etc. Somente o óleo de camomila e poucos outros apresentarão a coloração azulada, pois em sua composição, encontra-se o camazuleno, o que lhe confere o tom azulado. Por outro lado, a tangerina, laranja e orégano terão a cor alaranjada, o patchouli, a casca de canela e o vetiver a cor castanha e o cedro de Himalaia e a bergamota a cor esverdeada. Nos outros casos, jamais se encontrará óleos com cores que vão além do transparente e do amarelo claro. Normalmente produtos coloridos o são pela adição de anilinas.

- Óleos essenciais não se dissolvem facilmente na água (são óleos).


Como sei que o oleo é puro e natural?

Esta questão é mais difícil de responder. A nossa resposta é conhece bem a marca! Conhece os seus projectos, os locais onde os óleos são fabricados e sempre que possível o local onde é extraída a matéria prima. Em Portugal existem algumas marcas nacionais, opta por estas! Como a Herdade Vale Covo, onde são recolhidos e destilados óleos essenciais de plantas que se encontram na Herdade. Na Jami nós destilamos alguns oleos essenciais como a lavanda, o alecrim as hortelãs que recolhemos em quintais de familiares e no campo. Esperamos brevemente aumentar a nossa oferta. Os restantes óleos são importados de uma destilaria em Inglaterra que importa matéria prima de vários países da Europa.


Então uma marca grande e muito conhecida é uma marca boa?

Essa não é uma boa referência. Atualmente no mercado da Aromaterapia existem 2 ou 3 marcas que atuam através do marketing. Não estão focadas no bem-estar nem naquilo que os oleos proporcionam mas sim na venda. Porque a aromaterapia "está na moda". Os oleos são vendidos mais caros e o comprador é incentivado a vender. É tudo uma questão de dinheiro. Existem marcas que afirmam ter os oleos certificados, no entanto, são elas proprias que o certificam! A aromaterpia não é reconhecida internacionalmente, não há entidades que validem se os oleos são puros ou não. Apenas se satisfazem as condições de um cosmético, e em Portugal isso é validado pelo INFARMED. Por isso todas as marcas que afirmam uma certificação que vai alem da agricultura biologica, essas certificações não são autenticas mas uma estratégia de marketing.

E o pior... Muitas vezes as grandes marcas utilizam solventes químicos para obter óleos essenciais, e isso não é visível, porque os solventes são incolores e insolúveis. A verdade é que ficam resíduos no óleo imperceptíveis e que a longo prazo não é saudável. Mas na industria é muito mais barato.




...Questionem ás grandes marcas onde estão os hidrolatos?

Quando um óleo é obtido por destilação (a maioria são, á exceção de cascas e raízes) é utilizada água no processo, e o produto final é na sua maioria hidrolato e o restante (em minoria) o nosso óleo essencial. Se marcas internacionais não utilizam solventes e é tudo tão puro, onde estão os hidrolatos?! São vendidos milhares de oleos, creio que existirão milhares de litros de hidrolato. Onde está ele? Porquê esta questão?


Um hidrolato (também conhecido como hidrosol ou água-floral) pode considerar-se como um subproduto da destilação a vapor das plantas para obtenção de Óleos Essenciais. Na destilação por arraste de vapor, este passa através da materia vegetal, onde "recolhe" muitos dos compostos aromáticos voláteis da planta. Alguns destes compostos dissolvem-se em água (compostos hidrófilos), e outros não. O vapor passa então através de um condensador (onde é arrefecido), e volta a ser um líquido composto por uma mistura de "óleo" e "água". A água contém os compostos hidrófilos, e o óleo contém os outros materiais. Devido à diferença de densidade, os dois separam-se rapidamente, dando o óleo essencial (que quase sempre flutua à superfície), e um produto aquoso que contém gotículas de óleo essencial micronizadas suspensas na água - o hidrolato!

O hidrolato é portanto um elemento nobre! Pois é a unica substancia na natureza que tem água e óleo juntos!


Os Hidrolatos têm uma natureza delicada e um aroma suave. São ideais para usar em situações que requeiram suavidade e hidratação, especialmente em crianças, idosos e em peles de um modo geral sensíveis. Não necessitam de diluição e podem ser aplicados directamente na pele, ou como componente de um creme ou loção hidratante.

Alguns dos seus usos mais populares:

  • Hidratar e tonificar a pele (aplicado puro com ajuda de um pedaço de algodão ou vaporizdor)

  • Acalmar queimaduras solares (puro ou combinado num creme/bálsamo)

  • Como componente de tónicos faciais refrescantes para todos os tipos de pele

  • Adicionado a máscaras faciais (combinado com argilas)

  • Em "toalhitas" refrescantes para mãos e rosto (basta humedecer o tecido e usar)

  • Em "toalhitas" de limpeza para bebés (basta humedecer o tecido e usar)

  • Adicionado em cosméticos como ingrediente


Posto isto, se uma marca não usa solventes ela vai indicar-vos onde está o hidrolato, pois ele é valioso, deitar fora seria desperdiçar um enorme recurso.

Na Jami, como fazemos os nossos proprios cosméticos, utilizamos o hidrolato neles e mesmo para aplicação direta no corpo e na pele. A destilaria onde compramos os oleos essenciais vende alguns hidrolatos, que nós iremos brevemente ter para venda. Outros hidrolatos são vendidos para empresas de cosmética.


Queres saber mais sobre Aromaterapia?


AH! E um oleo caro não significa que é o melhor ;)

1.615 visualizações0 comentário
bottom of page