top of page

Não faz sentindo extrair minerais para espiritualidade! 💀 estragam o ambiente!

Já alguma vez te disseram: "estás a usar cristais na decoração ou para a espiritualidade e os resíduos que isso gera? So para decoração?!Já pensaste no mal que estás a fazer ao ambiente?"?! - Isto é verdade?!


Sim e não! A mineração tem sempre algum impacto! Estamos a falar de abrir buracos na crosta terrestre e montar estaleiros em habitat de vários seres vivos. Mas existem duas questões importantes e a ter em consideração!


O primeiro fator é a forma como são extraídos. Maioritariamente importamos cristais do Brasil e a empresas que são responsáveis pela mineração, garantindo que os minerais que temos são extraídos com o menor impacto no ambiente.


O segundo fator é: quem disse que se abre uma mina para extrair cristais só para decoração e espiritualidade?!


Na Jami procuramos reciclar e reutilizar, temos um conceito e estillo de vida vegan, pensamos nos animais e no ambiente e reduzimos a nossa pegada ao máximo que conseguimos! Se ja alcançamos o zero?! Não!


Se estamos a escrever este post, estamos a utilizar eletricidade (apesar de termos um contrato eletricidade verde, existem cabos e muito plastico para trazer a eletricidade ate aqui), estamos a utilizar um computador que um dia vai ser um problema para eliminar todos os resíduos de forma segura, temos lampadas, mobílias á nossa volta que envolvem madeira e outros recursos na sua construção. Temos carro e uma casa, que ainda que tenha o essencial, tem muita coisa que um dia, por muito que as poupemos e utilizemos o máximo de potencial, vai ser um resíduo.


No entanto, em tudo o que conseguimos poupar o ambiente nós fazemos! Já recebemos comentários do género: "não comes animais, reciclas, mas tens carro e poluis", sim, é verdade e AINDA não conseguimos abdicar do carro, mas entre comer animais, não reciclar e ter carro e não comer animais, reciclar e ter carro, escolhemos a segunda opção. A diferença está reduzir 50% do que poluímos, e não reduzir nada... Se todos dermos os passinhos mais pequeninos, o planeta vai certamente respirar de alivio e a nossa vida aqui pode durar muito mais e ser mais saudável, assim como a de todos os maravilhosos seres que habitam este lindo planeta.


Entre os vários comentários e curiosidades acerca do nosso estilo de vida, já recebemos o comentário de que estamos a poluir porque estamos a permitir que sejam extraídos minerais só para decoração e espiritualidade, e não estamos a pensar no ambiente. E que deveríamos ser mais amigos e pensar nas nossas escolhas, que temos que começar a mudar. Esta mensagem (recebemos mais que uma vez, por pessoas diferentes) chegou até nós através de um telemóvel que contem alem de outros minerais: quartzo, cobre e lítio na bateria extraído da kunzite. Sem saber, que na verdade não se abre uma mina simplesmente por decoração ou espiritualidade. As grandes minas são abertas para a a industria. Para que possamos ter os nossos carros, telemóveis, computadores, eletrodomésticos e não só, também equipamentos médicos por exemplo. A venda para decoração e espiritualidade é aquilo a que se pode chamar um side business no qual se vendem peças mais bonitas que são encontradas ou que ás vezes não têm tanto interesse industrial.


Voltamos ao incio. A mineração tem impacto no ambiente. Devemos sim, pensar nos nossos hábitos de consumo e diários, como pensar se uma determinada coisa me faz mesmo falta ou se é mais um resíduo que estou a comprar. Pensar em reciclar e reutilizar, preferir o não embalado ao embalado, cultivar se nos for possível e aquilo que for possivel, reduzir o consumo de água e luz, evitar deslocações desnecessárias, andar mais a pé ou de bicicleta... A nossa casa fica a 2km da loja e a não ser que chova ou que precisemos de carregar algo, fazemos o percurso a pé. Como vamos almoçar a casa, ao final do dia são 8km, no fim ainda é bom para o coração. E sempre que pensamos em mudar algo, pensemos em tudo aquilo que fazemos e aquilo que conseguimos mudar, a mudança começa em nós e só depois de mudarmos é que acontece á nossa volta. ❤️


527 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page