N√£o faz sentindo extrair minerais para espiritualidade! ūüíÄ estragam o ambiente!

Já alguma vez te disseram: "estás a usar cristais na decoração ou para a espiritualidade e os resíduos que isso gera? So para decoração?!Já pensaste no mal que estás a fazer ao ambiente?"?! - Isto é verdade?!


Sim e n√£o! A minera√ß√£o tem sempre algum impacto! Estamos a falar de abrir buracos na crosta terrestre e montar estaleiros em habitat de v√°rios seres vivos. Mas existem duas quest√Ķes importantes e a ter em considera√ß√£o!


O primeiro fator é a forma como são extraídos. Maioritariamente importamos cristais do Brasil e a empresas que são responsáveis pela mineração, garantindo que os minerais que temos são extraídos com o menor impacto no ambiente.


O segundo fator é: quem disse que se abre uma mina para extrair cristais só para decoração e espiritualidade?!


Na Jami procuramos reciclar e reutilizar, temos um conceito e estillo de vida vegan, pensamos nos animais e no ambiente e reduzimos a nossa pegada ao máximo que conseguimos! Se ja alcançamos o zero?! Não!


Se estamos a escrever este post, estamos a utilizar eletricidade (apesar de termos um contrato eletricidade verde, existem cabos e muito plastico para trazer a eletricidade ate aqui), estamos a utilizar um computador que um dia vai ser um problema para eliminar todos os resíduos de forma segura, temos lampadas, mobílias á nossa volta que envolvem madeira e outros recursos na sua construção. Temos carro e uma casa, que ainda que tenha o essencial, tem muita coisa que um dia, por muito que as poupemos e utilizemos o máximo de potencial, vai ser um resíduo.


No entanto, em tudo o que conseguimos poupar o ambiente nós fazemos! Já recebemos comentários do género: "não comes animais, reciclas, mas tens carro e poluis", sim, é verdade e AINDA não conseguimos abdicar do carro, mas entre comer animais, não reciclar e ter carro e não comer animais, reciclar e ter carro, escolhemos a segunda opção. A diferença está reduzir 50% do que poluímos, e não reduzir nada... Se todos dermos os passinhos mais pequeninos, o planeta vai certamente respirar de alivio e a nossa vida aqui pode durar muito mais e ser mais saudável, assim como a de todos os maravilhosos seres que habitam este lindo planeta.


Entre os vários comentários e curiosidades acerca do nosso estilo de vida, já recebemos o comentário de que estamos a poluir porque estamos a permitir que sejam extraídos minerais só para decoração e espiritualidade, e não estamos a pensar no ambiente. E que deveríamos ser mais amigos e pensar nas nossas escolhas, que temos que começar a mudar. Esta mensagem (recebemos mais que uma vez, por pessoas diferentes) chegou até nós através de um telemóvel que contem alem de outros minerais: quartzo, cobre e lítio na bateria extraído da kunzite. Sem saber, que na verdade não se abre uma mina simplesmente por decoração ou espiritualidade. As grandes minas são abertas para a a industria. Para que possamos ter os nossos carros, telemóveis, computadores, eletrodomésticos e não só, também equipamentos médicos por exemplo. A venda para decoração e espiritualidade é aquilo a que se pode chamar um side business no qual se vendem peças mais bonitas que são encontradas ou que ás vezes não têm tanto interesse industrial.


Voltamos ao incio. A minera√ß√£o tem impacto no ambiente. Devemos sim, pensar nos nossos h√°bitos de consumo e di√°rios, como pensar se uma determinada coisa me faz mesmo falta ou se √© mais um res√≠duo que estou a comprar. Pensar em reciclar e reutilizar, preferir o n√£o embalado ao embalado, cultivar se nos for poss√≠vel e aquilo que for possivel, reduzir o consumo de √°gua e luz, evitar desloca√ß√Ķes desnecess√°rias, andar mais a p√© ou de bicicleta... A nossa casa fica a 2km da loja e a n√£o ser que chova ou que precisemos de carregar algo, fazemos o percurso a p√©. Como vamos almo√ßar a casa, ao final do dia s√£o 8km, no fim ainda √© bom para o cora√ß√£o. E sempre que pensamos em mudar algo, pensemos em tudo aquilo que fazemos e aquilo que conseguimos mudar, a mudan√ßa come√ßa em n√≥s e s√≥ depois de mudarmos √© que acontece √° nossa volta. ‚̧ԳŹ


367 visualiza√ß√Ķes0 coment√°rio

Posts recentes

Ver tudo

jaMi

Ajuda

contactoS

dfd.gif
Subscreve a nossa newsletter

Neste momento devido ao elevado numero de contactos n√£o dispomos de contactos via telef√≥nica.  

 

E-mail: apoio@jami.pt

Tempo m√©dio de resposta 12h-48h uteis

‚Äč

Horario de atendimento (resposta): ter√ßa a sexta-feira das 11:00 √°s 13:00 e das 16:00 √°s 19:00h.

‚Äč

Jami¬ģ | Todos os direitos reservados

  • Grey Instagram √ćcone
  • Grey Facebook √ćcone

encOntra-nos

RUA FILIPE ALISTÃO 51 8000-343 FARO

TERÇA A SEXTA

13:00-18:00

‚Äč

2¬ļ E 4¬ļ S√ĀBADO DE CADA M√äS

10:00 - 13:00

‚Äč

FERIADOS

Encerrado

‚Äč