top of page

12 Questões curiosas sobre os cristais ✨💎

Atualizado: 19 de set. de 2020

Separámos algumas questões frequentes do nosso livro "Cristais, O Manual de Instruções" que são curiosas e interessantes para quem convive ou está a iniciar o convívio com os nossos amigos cristalinos ✨



Como funcionam os cristais?

Não há atualmente nenhuma prova científica de que o cristal possua a energia de cura em si, mas existem conceitos de eletromagnetismo comprovados pelo físico James Clerk Maxwell, que juntamente com os vários avanços na teoria quântica nos dão evidências que os antigos sempre souberam. Os cristais são compostos por moléculas perfeitamente organizadas, sendo estas compostas por átomos. Os átomos estão em tudo o que é material, o ser humano, os animais, um carro, uma árvore, no céu, etc. São pequenas partículas compostas por neutrões, protões e eletrões. Estes podem apresentar-se como ondas ou partículas. Estas ondas produzem pequenas vibrações interagindo no campo eletromagnético umas das outras. Como a estrutura do cristal é tão perfeita e única, esta vai alterar as vibrações de um corpo e do que o rodeia. Para retirarmos um bom partido dos cristais, torna-se essencial limpar, energizar e programar o cristal, para manter a sua boa vibração.


O que fazer quando um cristal se parte?

Se o cristal se partir devemos meditar com ele e sentir se ele ainda nos transmite energia e se ainda “funciona” connosco. Se sentirmos podemos continuar a utilizá-lo. Se não, limpamo-lo e devolvemo-lo à Mãe Terra. Deitando-o para o mar ou enterrando no campo ou floresta.

O tamanho importa?

Podemos comparar os cristais a medicamentos. Se tivermos uma dor podemos tomar um paracetamol de 500mg e o nosso corpo vai absorver, ou seja, aproveitar, cerca de 5mg, por exemplo. Se nós quisermos “atacar” a dor com mais rapidez, tomamos um paracetamol de 1000mg em que o nosso corpo absorve também 5mg. Nos cristais passa-se o mesmo. Ou seja, quando há um cristal maior há mais concentração de energia ao nosso redor, mas nós aproveitamos apenas a mesma quantidade.


Rolado ou em Bruto?

Há quem diga que o rolado já foi muito manipulado pelo homem. Na verdade, qualquer cristal é manipulado pelo homem. A partir do momento em que retiramos os cristais do seu “habitat”, ou seja, da mina, já está a existir manipulação. Os cristais rolados são tão eficazes como em bruto. No caso de pontas de cristal, aí sim é preferível utilizar naturais, pois o seu efeito será diferente do polimento provocado.


Malaquite ou Malaquita?

Calcite ou Calcita? Bronzite ou Bronzita? Esta é uma questão frequente. Ambos os termos são corretos, sendo que as terminações em -ita, como azurita são descritas em Português do Brasil e também em Espanhol, as terminações em -ite como azurite, serão em Português de Portugal.

O cristal está sempre a funcionar?

O cristal, ainda que numa loja, ou guardado está sempre a emitir e receber energia, no entanto, uma vez que não foi programado, a sua energia é neutra, promovendo apenas harmonia no local onde se encontra.


Durante quanto tempo devo utilizar um cristal?

Sempre que o cristal for utilizado para tratar um problema, este deverá ser utilizado até alguns dias depois do problema estar solucionado, seja este emocional, físico, psicológico ou espiritual. Pode ainda ser eleito o cristal pessoal para se fazer acompanhar dele diariamente. Se utilizarmos o cristal para algo sem tempo determinado para acontecer, como o desenvolvimento da intuição ou a melhoria da saúde, o ideal são 3 a 4 semanas. Sendo que, seguindo a intuição o tempo estará sempre correto

E se o cristal não for limpo transmite energia negativa?

É essencial limparmos os cristais para que nos transmitam a sua energia de uma forma pura. Sempre que a limpeza dos cristais não for efetuada, o cristal pode simplesmente já não ter efeito ou em alguns casos perturbar quem o utiliza, sendo mais comum com a turmalina ou obsidianas.


E se eu utilizar o cristal da forma errada?

Este livro é apenas um guia, todas as propriedades nele descritas, são apenas algumas das infinitas que os cristais possuem. Os cristais não são uma ciência exata e absoluta, são na verdade um fenómeno incompreensível para nós, humanos. Tão incompreensível quanto os fenómenos do universo e da vida. Desta forma, a melhor forma de os compreender é através da nossa intuição e esta é também a forma mais correta de os utilizar. Por isso, ao seguir a sua intuição, independentemente de isso ser completamente diferente daquilo que está escrito ou definido, não estará de alguma forma errado.


Os cristais não podem ser oferecidos?

Tanto podemos comprar como oferecer cristais. Quando compramos um cristal devemos ter em mente quem o vai utilizar e o efeito desejado.


Posso ter os meus cristais no quarto?

Não é recomendado ter muitos cristais no quarto pois a sua vibração poderá afetar a qualidade do sono, no entanto isso é variável. Recomenda-se que se deixe na região da cabeceira, cristais correspondentes a chakras mais superiores, e que cristais correspondentes a chakras inferiores fiquem aos pés da cama ou em móveis abaixo dos pés da cama. No entanto também esta questão é variável pois existem raros casos relatados de pessoas que descansam melhor com uma Turmalina Preta por baixo da almofada.


Quando devo limpar os cristais?

Os cristais necessitam de limpeza e energização sempre que os adquirimos ou nos são oferecidos sem que esse trabalho tenha sido executado previamente. Cristais usados diariamente devem ser limpos 2 a 3 vezes por mês no mínimo. Cristais usados ocasionalmente, devem ser limpos 1 vez ao mês ou de 2 em 2 meses. Em geral, quando um cristal precisa de limpeza, nós sentimos, um dos sintomas comuns é já não sentir qualquer efeito ou não nos sentirmos bem com ele.


Tens outras questões?

Envia-nos e-mail para apoio@jami.pt, estamos a juntar mais questões para o nosso segundo livro e a tua ajuda é sem duvida preciosa 😇😉


Caso tenhas interesse em adquirir o nosso livro podes fazê-lo em www.jami.pt/livro e caso pretendas realizar o nosso curso de cristais podes saber mais informações em https://www.escola.jami.pt/courses/curso-de-cristais


Desejamos um dia cheio de luz ️‍🌈✨

1.436 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page